...

segunda-feira, outubro 23, 2006

Implica-te...


Não pretendo com isto mudar a opinião de quem a tem diferente da minha, nem julgar ninguém, cada um é responsável por si. Para mim a vida começa quando o óvulo e o espermatozóide se juntam. Quem já leu o meu blog sabe que passei por um aborto expontâneo e conhece toda a dor que isso me trouxe...

Na minha opinião, legalizar a prática de aborto não vai resolver o problema. Por incrível que pareça ainda há muita falta de informação. Penso que antes de legalizar a pratica de aborto deveria apostar-se primeiro numa forte política de planeamento familiar. Há que informar para prevenir gravidezes indesejáveis em vez de remediar o assunto...

21 comentários:

sonho de bebé disse...

Eu nunca faria um aborto. Mas não sou contra o aborto, às vezes é a única solução para não fazer nascer bebés indesejáveis (infelizmente)que tanto iriam sofrer neste mundo. Mas eu compreendo a opinião de quem é contra o aborto e respeito-a tb.
Beijinhos

. disse...

Penso exactamente como a Ana Paula. E, por isso, voto a favor. Porque os abortos são feitos na mesma, legal ou ilegalmente.

Docinho disse...

Sim... informar antes de remediar... educar é o mais importante... evitava-se tanto sofrimento : (

Beijos tristes

Caroline disse...

uma postura informativa mais eficaz... iria diminuir a dor de muitas... muitas mulheres...

Beijinhos de mãe

zeliaevora disse...

sim, isso seria o ideal:)

Chuva disse...

Não sei se já nasci assim, se foi a Vida que me foi moldando, como em tantas outras coisas, mas sempre respeitei diferentes pontos de vista, como tu referes.
Fica estranho ver como uns se empenham em recebê-los e outros em descartarem-se deles, mas...
O sábado foi óptimo e gostei mesmo de te conhecer. És obrigatória, rapariga!
Até breve e fica com um beijo grande para ti e o teu Alexandre lindão.

Jorge Ortolá disse...

Olá Cris,

Sinceramente não tenho opinião formada, uma vez que não conheço a proposta de Lei.

Onde posso lê-la ?

Por hoje é tudo. Cheguei agora da Formaçõ e ainda quero visitar mais amigos.

Beijos

Rita disse...

Ora aqui está um assunto deveras complicado. Pessoalmente nunca o faria, até porque passei por uma história de infertilidade e sempre me revoltei com mulheres que fazem filhos de forma descuidada e depois abortam. Mas será que se podem estabelecer leis a pensar nestes casos? E aquelas gravidezes que acontecem realmente por acidente e cujos pais não têm mesmo condições?
Dá que pensar...
Bjos

Unknown disse...

-A favor penso que só será quem ganha dinheiro com isso.

-Utilizar o aborto como planeamento penso que estará sempre errado.

-Mas penalizar quem faz já um bocado mais sério.

Cristina disse...

Olá Cris,
Eu não sou contra nem a favor! Existem certas situações em que o aborto é necessário, e outras em que não, por isso acho que deve caber a cada um de fazer o que achar melhor! Exemplo, em casos de violação? Achas certo a mulher ter um bebé que só lhe irá trazer recordações terriveis? Por este e outro exemplos parecidos, acho que o aborto tem que ser efectuado
:)
beijinhu

Gio disse...

O assunto é controverso e eu não me vou pronunciar... já passei pela experiência dum aborto... vivi uma situação gravissima de violência doméstica e após meses duma separação complicada fui violada pelo meu ex-marido, fiquei grávida e abortei... e não reconheço a ninguém o direito de me criticar.
O aborto não pode ser um método anti concepcional, mas.... há situações e situações...
Também não pretendo ofender ningúem... de forma nenhuma, só queria que as pessoas pensassem um bocadinho sobre as diversas vertentes do assunto.

Sarita disse...

Quero apenas dizer que a questão está em despenalizar! ou seja, deixar de ser crime. Sou a favor! No entanto não considero que seja mais um método anticoncepcional, no entanto não posso deixar que o "estado" mande na minha pessoa, de modo a que um bébé indesejado tenha de nascer só porque sim... Quero que os meus filhos tenham um dia o poder de decisir se o querem fazer ou não. Quem não quer fazer não faz, mas quem quer fazer também não pode fazer porque senão vai preso???!! Mas será que existe alguém que faça um aborto de forma descontraída? Não acredito.

Unknown disse...

Beu: é dificil gerar e criar alguém com deficiência,(eu não sei o que é, felizmente o meu filho até agora tem-se desenvolvido normalmente. Digo isto porque não podemos dizer que o nosso filho é perfeito até atingir a idade adulta e ter os seus próprios filhos)mas tenho lido e visitado muitos blogs e conheço algumas pessoas que têm filhos ou têm deficiências. A luta deles é grande e é diária, cheia de altos e baixos e até não acreditar mas são pessoas felizes. è claro que esta situação não é a que eles desejaram e sofrem com isso mas aprenderam a valorizar coisas que a nós nos são imperceptíveis.
As pessoas com deficiência são pessoas que têm as suas limitações mas que conseguem o seu lugar no mundo, acredita que é verdade, muitos têm uma actividade profissional. Reconheço que é preciso muito amor e muita força psicológica e sei lá que mais da parte dos pais e também alguma disponibilidade monetária para lhes dar alguma qualidade de vida uma vez que o nosso "querido" estado parece esquecer-se constantemente das necessidades desses cidadãos... É difícil mas não impossível viver e infelizmente, nada nos garante que algum dia nos aconteça algum azar como aconteceu a uma irmã de um amigo meu há alguns anos atrás e nos vejamos impossibilitados de fazer a maior parte das tarefas que costumávamos fazer sozinhos e termos de aprender a viver com isso...

Unknown disse...

Cristina e Gioconda: Não. Não acho certo que uma mulher tenha um bebé dentro de si resultado de uma violação e não de um acto de amor e sinceramente não sei o que faria numa situação destas é uma decisão muito difícil. Não julgo, nem nunca julguei ninguém que faça uma interrupção voluntária de gravidez, acima de tudo as pessoas têm que sentir-se bem com elas próprias e têm que estar disponíveis para amar um filho, sei que ninguém pratica um acto destes de ânimo leve e para este caso específico até é legal fazê-lo. O meu receio nisto tudo é que em Portugal há ainda muita falta de informação a nível de educação sexual e temo que muitas adolescentes recorram a este método como um anticoncepcional e não um último recurso.
Eu até digo mais, apesar de ser contra a interrupção voluntária dea gravidez, até poderei votar sim no dia do referendo mas esse sim será simplesmente o meu contributo para acabar com os médicos e enfermeiros que realizam os abortos clandestinos de qualquer maneira colocando em risco a vida de muitas mulheres.

Gioconda: Ninguém te critica nem te criticará nunca na vida, fizeste o que é melhor para ti e é assim que deve ser, independentemente dos outros partilharem a nossa opinião ou não. És uma mulher de muita força e garra, vejo isso em todas as linhas que já li do teu blog. Do pouco que li, nunca imaginei que tivesses um passado tão sofrido e horrível, só de imaginar fico angustiada. obrigada por teres partilhado aqui a tua experiência, sei que não é fácil abrirmos o nosso coração e expormos um lado da nossa vida que queremos esquecer. És um exemplo de mulher, conseguiste refazer a tua vida e hoje és feliz, parabéns!

Susy disse...

Olá minha querida, este é relamente um tema complicado!!
Eu vou votar a favor, e passo a explicar. Eu nunca faria uma aborto, mas relamente não será melhor em alguns casos evitar que nasçam crianças que vão viver em condições desumanas, maltratadas, mortas pelos proprios pais? Se uma mulher acha que não vai amar o seu filho, que este é uma entrave na sua vida, essa criança nasce para sofrer e sinceramente isso parece-me bem pior!! Não compreendo quem pensa assim, não aceito, mas a realidade é que há pessoa assim...
Respeito todas as opiniões sobre este tema, mas esta é a minha opinião.
Beijokas

Verita disse...

Informação em 1º lugar sim concordo. Estou 100% contigo e com aquilo que escreves-te.

Jokas Informadas ;)

Anónimo disse...

Não esqueçam que quem tem dinheiro vai a Espanha

Bomboca light disse...

Concordo contigo!

Grilinha disse...

Idealógicamente contra...(excepção para casos muito graves de deficiência física)...

Na prática....a favor...porque não se deixam de fazer por causa de ser proibido...basta ir a espanha....Talvez nem todos tenham vocação para serem pais e tenho pena dessas crianças (até arranjariam quem as amasse) porém é um mundo complicado demais....era tão bom que todo o planeamento fosse bem sucedido !!! Beijocas

Anónimo disse...

Olá!
Pois estou a ver que existem muitos fundamentalistas!!
-O aborto NÃO pode ser um método anti concepcional, CERTO, mas.... há situações e situações...
-Informar e educar antes de remediar é o mais importante, CERTO!
Pois é, todos nós gostariamos que o mundo fosse melhor, sem guerras, sem calamidades, enfim, mas o mundo revela-se muito mais complicado. Por tudo isto e muito mais que já foi referido acho que todos deviam votar a FAVOR pois eles serão sempre feitos, legal(ES) ou ilegalmente(PT) e se são tão defensoras das mulheres acho que se devem proteger, ESTOU ERRADO????

SWAZY

Unknown disse...

Caro anónimo: Não me considero fundamentalista e não pretendi com este post mudar a opinião de quem a tem diferente da minha, nem julgar ninguém (ao contrário de si que fez alguns juízos de valor no seu comentário) pois penso que cada um é responsável por si.
Veja o que está a acontecer com as pílulas abortivas legalizadas há pouco tempo em portugal. No seu comentário anónimo (infelizmente não quis "assinar"), a que situações se refere? a gravidezes resultantes de violações? a lei já permite; A deficiências graves do embrião/feto? a lei já permite; A perigo de saúde física da mulher? a lei já permite; Sinceramente, preferia ver o dinheiro que pago em impostos canalizado para quem quer ter filhos e não consegue do que para quem se quer livrar deles. Infelizmente não me parece que as mulheres que recorrem a este tipo de serviço sofrem muito psicologicamente, uma vez que não se sofre por quem não se deseja. Deu para sentir isso numa reportagem em que entrevistaram um grupo de mulheres que recorria a clínicas espanholas e que recorriam a esta prática como anticoncepcional. Reconheço a realidade triste de ter de ir a Espanha fazer um aborto voluntário mas também vejo a tristeza de utilizarem isso como uma maneira de conseguirem ganhar mais dinheiro, ou pensa que a força que a comunicação social está a fazer em prol da legalização é por causa das mulheres portuguesas???? é tudo uma questão de dinheiro infelizmente!
Fique bem