...

quinta-feira, novembro 16, 2006

O congresso ...

Consegui recuperar as fotografias, a todos muito obrigada pela ajuda :)
Tenho andado a pensar sobre o que escrever mas nem tenho palavras para descrever o que senti nesses 3 dias. A oxitocina (ou hormona do amor como a initula o Michel Odent) inundou a sala do congresso, foi simplesmente fantástico poder fazer parte de um acontecimento destes, estar no meio de gente que acredita que parir e nascer pode ser maravilhoso...
Conheci gente fantástica, gente de coração bom, gente simpática que luta incansavelmente por um nascimento melhor, gente que apetece trazer para casa. Voltei com mais força e com mais vontade de fazer parte deste caminho e de participar ainda mais avidamente pela humanização do nascimento. Enriqueci a minha biblioteca e trouxe alguns DVD's de nascimentos para mostrar a quem tiver interesse em ver como o nsacimento é algo tão intenso como maravilhoso. Foi fantástico estar com aquelas entidades internacionais, a Naolí Vinaver ( parteira mexicana, uma mulher fabulosa, vulcânica), a Sheila Kitzinger, o Michel Odent, o Ric o "homem de Vidro" e da sua mulher a Zeza (com quem estive depois na formação), poder estar com o casal Torres da HUMPAR os mentores deste congresso e organizadores da formação DONA, da Robbie Davis-Floyd, de ouvir a realidade espanhola através da Francisca Fernandez do "El parto es nuestro", a parteira Mary Zwart e a Barbara Harper, a Debra pascali-Bonaro (formadora da DONA e com quem estive nesta fim de semana que passou) e tantos outros, ver maravilhosos vídeos de partos.... era capaz de ficar aqui a falar sobre o congresso dias... Infelizmente o psicólogo Eduardo Sá não pode vir uma vez que sofreu um acidente dias antes que o deixou impossibilitado de viajar.
Este congresso deu-me ainda mais a certeza que o modo como nascemos marca-nos para o resto das nossas vidas e que para a mãe o momento do parto é precioso é um momento que recordará a vida toda como se do dia anterior se tratasse e por isso é importante que esse momento seja respeitado acima de qualquer coisa, é importante devolver o protagonismo à mulher pois a ela pertence o parto, a sua visão do parto e os seus desejos devem ser respeitados independentemente do tipo de parto. Acima de tudo há que tornar o momento do parto como algo maravilhoso e positivo... estamos longe da realidade de alguns paises mas com a força que temos iremos conseguir :)
Deixo-vos com alguns momentos do congresso:



Fix You (2)
By Coldplay
BestVideoCodes.com

9 comentários:

cloinca disse...

Que bom linda!! Tu estavas tão feliz! O teu sorriso diz tudo!!!
Acho que realemnte descobriste a tua vocação: força nesse curso de enfermagem!!!
Como doula, apesar de estares no início, já brilhas!!!
Um beijão enorme para ti linda! um óptimo fim de semana!!!

Zelia M Evora disse...

Linda... beijos grandes para ti:)

Jorge Ortolá disse...

Bem Cris,

Grande fim de semana.
Sabes, é sempre bom ver pessoas a abraçarem causas porque se preocupam com elas e as sentem realmente.
arabéns e continua.
Beijos

Verita disse...

Só posso dizer-te uma palavra que é FANTÁSTICA minha linda Cris... pelas fotos demonstras quase tudo, é como um livro aberto em quase quase conseguimos ver essa tua alma :))

Bom fds aos 3 ;)

Jokas Felizes

Amélia do Benjamim disse...

A partilha é sem dúvida ela própria terapêutica!
E eu estou mesmo contente por ti, e de certa forma, orgulhosa...
Beijinhos.
beijinhos para o teu Alexandre.

Docinho disse...

Parabéns por seres assim... mesmo!
Continua...

Beijos orgulhosos

viviana disse...

passei por ca para te deixar jokas fofas e um bom fds

Rita disse...

Adorei o texto, adorei as fotos!
Obrigada por esta partilha!!
Beijocas

A Horta Encantada disse...

Conseguiste expressar o que me via na alma :)
Quero essas as fotos! ;)
beijocas grandes